A Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), trouxe para o município o Empretec 2015. O seminário foi desenvolvido de 20 a 25 de julho, com 26 selecionados, dentre os mais de 67 inscritos. O treinamento é uma metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), onde os participantes foram desafiados em atividades práticas, cientificamente fundamentadas para formar empreendedores de sucesso.
Durante os seis dias de curso, 60h de treinamento em sala, além das atividades extras, os participantes viveram intensamente diversas experiências empresariais na busca de metas e objetivos, encararam seus medos, enfrentaram limitações, vislumbraram e aproveitaram oportunidades para fortalecer as habilidades empreendedoras. “A metodologia se baseia no conceito de que o sucesso empresarial vai além da habilidade de gerenciamento de negócios. Depende da atitude de cada pessoa”, destaca um dos facilitadores do seminário, Carlos Guedes.
Alexandre Dick é um dos formados que vai levar os ensinamentos para a vida toda. “Sou formado em administração, mas aqui obtive o conhecimento que a faculdade não me deu”, frisa. “São exemplos que a gente vai levar para a vida toda” finaliza.
Foram 10 comportamentos empreendedores, caso da busca de oportunidade e iniciativa; persistência; riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos e, independência e autoconfiança.
O seminário mexeu com o comércio do município, segundo o presidente da Acisa, Gilson Altmeyer, na interação direta com os participantes do treinamento, assim como envolveu as famílias dos empretecos (como são chamados os formados).
Um dos empresários do ramo de alimentos de Santa Helena, proprietário do Restaurante O Timoneiro, o Negão, destaca que colaborou com os empretecos na semana de formação na compra de produtos.