A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), conheceu esta semana, e aprovou para implantação no município, o Programa Compra Paraná, que visa estimular a comercialização de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais com órgãos públicos. Para tanto, uma sequência de ações está prevista. O ponto-chave deste processo é a implantação da Sala de Compras junto à Acisa.
A implantação em Santa Helena é parte do trabalho desenvolvido pelo Comitê Gestor do Programa Cidade Empreendedora com a implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. A ação faz parte de um conjunto de câmaras técnicas de ‘mercado’, ‘inovação’, ‘educação empreendedora’ e ‘simplificação/desburocratização’.
O Programa
O Compra Paraná é um programa do Sebrae/PR, em parceria com a Federação das Associações Comerciais e empresários do Estado do Paraná (Faciap), Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e Fórum Estadual das Micro e Pequenas Empresas, que tem como foco fornecedores, empresários de pequenos negócios, microempreendedores individuais, assim como interessados em fornecer produtos e serviços para a administração pública federal, estadual ou municipal.
Oportunidade
Segundo o presidente da FACIAP, Guido Bresolin Junior, o programa trata-se de uma grande oportunidade para os pequenos empresários dentro de seus próprios municípios. “O desafio principal é movimentar a economia local, gerando novos canais de vendas e mais oportunidades para as pequenas empresas, tendo em vista a possibilidade de comercializar com prefeituras e outros órgãos governamentais”, frisa o presidente da Acisa, Edson Kehl.
Capacitação
Segundo o consultor do Sebrae, José Altair Schimmelfenning, são desenvolvidas capacitações do Compra Paraná que preparam os empresários para o Encontro de Negócios, uma etapa que visa aproximar as empresas locais e os representantes de entidades públicas para exporem suas demandas, necessidades e processos legais para compras governamentais.