Palestra em Santa Helena chama atenção às estratégias do comércio para satisfazer os clientes

29 de abril de 2016

As vendas representam a ferramenta símbolo do comércio. Para tanto, empresas de Santa Helena e da própria região precisam focar o cliente como destino final do esforço que é concentrado em cada empreendimento. Driblar crises está entre as estratégias para se sobressair no mercado que está em constante evolução. Algumas ações imediatas podem se tornar fatores de sucesso, ou de insucesso, dependendo da atitude tomada.

O monitoramento constante do mercado, da própria empresa, da concorrência e da economia de uma forma geral é uma das dicas. Fazer balanços rotineiramente, ter atitude positiva, encarar os fatos reais e melhorar, investir na capacitação dos colaboradores, divulgar o produto e a empresa e fidelizar clientes podem fazer a diferença para se manter em alta.

Há momentos em que a empresa precisa cortar gastos, porém, isso deve ser feito de forma a não influenciar negativamente no produto de entrega, segundo o consultor empresarial Gerson Grassia, que esteve recentemente em uma palestra na Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), para o grupo Sempre Vida.

Conforme Grassia, cortar gastos, com prejuízo à qualidade do produto de entrega é o principal erro para quem precisa diminuir custos. “Se a qualidade do que o cliente compra diminuir, a tendência é que ele troque de fornecedor, e isso se aplica aos mais diversos ramos de atuação”, observa.

Outros pontos para os quais deve-se ter atenção é a qualificação dos colaboradores e investimento em divulgação da empresa. Nos momentos de maior desaceleração da economia é que as empresas precisam ter pessoas qualificadas e necessitam ser lembradas pelos consumidores, segundo o consultor.

Conforme Gerson Grassia, o comércio de Santa Helena pode ser avaliado de forma positiva com base na percepção de crise em busca do desafio de mudar, da necessidade de parcerias e concentrar esforços para atender o cliente de forma satisfatória.