Uma palestra nesta quarta-feira (06), promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), instruiu empresários, gerentes e demais interessados, a respeito das alterações e perspectivas jurídicas da Reforma Trabalhista. Diversos itens da lei foram alterados e possibilita maior flexibilização em contratos de trabalho.
A finalidade do encontro foi apresentar aos associados a oportunidade de atualizarem-se com as novas leis da Reforma Trabalhista. A nova lei passou a vigorar a partir de novembro de 2017, porém, apesar disso, algumas dúvidas ainda perduram.
A nova legislação demandará conhecimento dos líderes ou encarregados para gerenciar a empresa de forma mais proveitosa do ponto de vista econômico e financeiro.
Para um dos palestrantes, Rodrigo Bordignon, a reforma possibilitou atualizações em pontos que eram enfrentadas diversas dificuldades, dentre eles, jornada de trabalho, salários, e outros quesitos.
Hora itinere
Supressão da hora em itinere, quando o empregador pagava o transporte do empregado, por exemplo. A empresa era obrigada a pagar o tempo gasto pelo contratado com seu deslocamento até o local de trabalho, o que, com as alterações não ocorre mais.
Para Bordignon, houve uma adequação na legislação e que pode beneficiar, tanto empregados, quanto empregadores e, neste sentido, tendo em vista a possibilidade de esclarecimento, a avaliação do evento é bastante positivo, segundo um dos empresários que participou da palestra, Mauro Kozerski.
Conforme o palestrante, a dica para manter uma boa relação entre empregado e empregador é a transparência e, esta é uma forma de aproveitar os benefícios da lei.