Incentive, estimule e valorize a compra no comércio local. Inove. Busque canais para vender e prestar serviços a seu cliente. Faça contato com seu fornecedor e renegocie seus pedidos. Estas são algumas dicas sugeridas pela Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), por intermédio da diretoria do SPC neste período de crise do coronavírus.
Além disso, a dica é para que o empresário oriente-se com seu contador para renegociar banco de horas com os colaboradores, férias individuais e coletivas, prorrogar pagamentos de tributos como Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Não deixar vencer os boletos e evitar o cancelamento de serviços também é fundamental. Renegociar com as instituições financeiras questões como, financiamento, rotativos, capital de giro, cheque especial dentre outros, pode ser uma alternativa.
O objetivo é ajudar os empresários e colaboradores, segundo a diretora do SPC da Acisa, Cristiane Nunes de Oliveira. “As empresas fechadas não sobrevivem por muito tempo”, frisa. “Também precisamos ressaltar que, as micro e pequenas empresas geram muitos postos de trabalho e renda”, destaca.
Uma das maiores preocupações, segundo Cristiane Nunes de Oliveira, é a folha de pagamento. “O fluxo de caixa é a garantia para manutenção dos empregos”. Esta é uma preocupação do setor empresarial e também do setor público, segundo a diretora.
O apelo é estendido aos consumidores, para tentarem cumprir com o que tem de dívidas e, desta forma possibilitar o cumprimento dos compromissos das empresas. “É necessário unir forças. Há uma sequência, uma cadeia que envolve todos os setores e segmentos da sociedade”, ressalta Cristiane de Oliveira.
A Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena mantém atendimento aos empresários via telefone pelos números (45) 98418-6355, com Dayane Passos; (45) 98809-2593, com Bianca Kerber; (45) 98407-6356, com Paula Schimmelfennig.