O Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem) de Santa Helena comemora o reconhecimento recebido pela participação efetiva no Feirão de Impostos, coordenado pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje). A iniciativa visa a discussão sobre a carga tributária no Brasil e a forma como os impostos são cobrados, conforme o presidente do Cojem, Leonardo Holz.
Com a conquista do Estado do Paraná como maior pontuar dentro do Feirão de Impostos, também houve reconhecimento aos municípios pelo desempenho e ações junto à comunidade.
Cojem
É comemorado, por exemplo, o envolvimento da Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), Sicredi, além de outras entidades que apoiaram a iniciativa. O troféu foi apresentado para os conselheiros na última reunião do Cojem.
O Feirão em Santa Helena
Em Santa Helena o ‘Dia D’ do Feirão de Impostos ocorreu em = 22 de maio quando o Cojem vendeu lanches, sem a incidência de impostos. Neste caso o consumidor final pagou o lanche sem os tributos.
A ação foi desenvolvida pelo Cojem, Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresarias do Oeste do Paraná (Caciopar Jovem), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap Jovem) e Conaje, com apoio da Acisa, Sicredi e Cleufa’z Foods.
Ação nacional
O projeto Feirão do Imposto foi criado em 2002, na cidade de Joinville (SC), pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville, que mobilizou a sociedade civil para informar e, sobretudo, educar a população sobre o valor dos impostos em cada produto. A partir dessa mobilização, o Feirão se tornou uma ação nacional, desenvolvida anualmente pela Conaje.