Acisa apoia petição do POD para baixar preços de pedágios no Estado do Paraná

25 de janeiro de 2021

A Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), apoia o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), com a divulgação e circulação de uma petição pública que vai possibilitar a participação da sociedade e entidades na luta pela redução do pedágio no Estado. O documento pode ser assinado pela internet, no endereço oestedesenvolvimento.com.br/pedagio.

A petição representa, neste momento, uma forma de mobilização das pessoas para reduzir os preços das tarifas dos pedágios, segundo o presidente do POD, Rainer Zielasko.

A renovação dos contratos de concessões está sendo efetuada neste ano. “Os novos contratos devem perdurar pelos próximos 30 anos”, enfatiza. Audiências públicas devem ser feitas a partir de fevereiro para a posterior licitação, e é importante que a população participe destes momentos, segundo Zielasko.

A presidente da Acisa, Claudete Remor, destaca que as rodovias pedagiadas, com altas tarifas, sobrecarregam a produção e enfraquecem a competividade. “A população e o setor produtivo não podem ser prejudicados”, ressalta. A presidente destaca a manifestação contrária ao modelo de outorga onerosa.

O POD defende o menor preço na concessão, que possibilitará a redução de pelo menos 50% do valor da tarifa, além de outras medidas. De acordo com o presidente do POD, Rainer Zielasko, a sociedade, o setor produtivo e as instituições representativas do Paraná não aceitam seguir pagando uma das tarifas de pedágio mais caras do Brasil, que sobrecarrega a produção e enfraquece a competitividade. A nova concessão pode mudar esse cenário.