A Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena, (Acisa) entidade que representa e defende os interesses da classe empresarial do município, dá o primeiro passo com vistas a manutenção da segurança pública após reunião sexta-feira (10). A ação está voltada ao combate ao comércio ilegal, praticado por vendedores ambulantes causando, além de concorrência desleal, sensação de insegurança na população.
Com vistas a este panorama, a Acisa, através de ofício, solicita à Administração Municipal de Santa Helena, a aplicação de medidas preventivas, de forma a inibir a presença de vendedores ambulantes no município, com base na Lei 2.002 de 29 de 2009, que institui o Código de Posturas do Município de Santa Helena.
Reunião
A reunião da última semana envolveu autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário de Santa Helena e definiu estratégias e ações para promover maior segurança para a comunidade local.
Dentre os problemas levantados na reunião está a questão dos vendedores ambulantes. A diretoria da entidade reconhece que há pessoas honestas que praticam vendas para sobrevivência e manutenção de suas famílias, porém, também há pessoas mal-intencionadas, que se aproveitam do contato com as pessoas para adentrarem às residências oferecendo produtos com a intenção de conhecer a casa, os moradores, seus hábitos e fragilidades, para posteriormente praticarem roubos e furtos.
Conforme o presidente da Acisa, Edson Kehl, a sugestão é instalar placas nos acessos ao município, citando a Lei e suas penalidades, bem como realizar a fiscalização contínua, como forma de garantir maior segurança aos moradores.