Esta é uma página destinada a compartilhar as informações relacionadas a ações de combate ao Coronavírus em Santa Helena
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>><<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
Acisa alinha ações com órgãos públicos para o comércio de Santa Helena no combate ao Coronavírus
A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), se reuniu nesta quinta (19), com o prefeito de Santa Helena, Evandro Grade, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Aquiles Marcelo Alba, para discutir ações conjuntas para o enfrentamento ao Coronavírus no município de Santa Helena. Algumas reivindicações foram feitas pela diretoria da Acisa no intuito de minimizar os impactos com a pandemia.
Dentre as ações está a adoção de iniciativas efetivas e enérgicas para evitar o acúmulo de pessoas, conforme Decreto Estadual nº 4230/2020, adotando fiscalização pelos órgãos de segurança competentes.
Outros itens referem-se a definir estratégia para a instalação de barreira sanitária no Porto Internacional e nas rodovias de acessos ao município, com procedimentos básicos de triagem de segurança; Postergar o pagamento dos impostos, tais como ISSQN, IPTU, Alvarás, seguindo a mesma determinação do Simples Nacional conforme resolução nº 152, de 18 de março de 2020, com possibilidade de parcelamento;
Há pedido também para implantar programas de apoio, com subsídios de juros e incentivos fiscais para empresas de pequeno a médio porte que comprovarem eventuais perdas e danos decorrentes da crise e, que as secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social ampliem as orientações em relação aos idosos para que evitem circular no comércio, dando preferência para as entregas à domicílio, bem como, que sejam tomadas medidas mais enérgicas quanto a circulação nas ruas, em farmácias, mercados, bares outros estabelecimentos.
A presidente da Acisa, Claudete Remor, destaca que as tratativas e o trabalho da Acisa junto aos órgãos públicos no intuito de alinhar estratégias de combate ao Coronavírus é interessante, tendo em vista a representatividade dos empresários.
Decreto
O decreto 138/2020, de 20 de março de 2020, expedido pela Administração Municipal de Santa Helena, e que declara situação de emergência no município devido a pandemia de Coronavírus determina normas para o funcionamento do comércio e outras questões determinadas pelo Poder Público com diretrizes a serem seguidas no município nos próximos dias.
Mercados e supermercados
A Acisa, se reuniu nesta sexta-feira (20), com os proprietários e gerentes de supermercados para estimular ações de combate ao Coronavírus. Entrega de mercadorias, repasse de lista de compras, medidas protetivas aos colaboradores e aos consumidores, além de outros detalhes foram tratados.
Conforme os representantes dos estabelecimentos, medidas internas já estão sendo adotadas e serão intensificadas nos próximos dias. Os proprietários e gerentes também destacaram que até o momento não há falta de mercadorias.
Por outro lado, observam que a procura por álcool em gel é grande e a instrução é para que as pessoas se concentrem em lavar as mãos com água e sabão no intuito de fazer a desinfecção.
A Acisa continua participando das tratativas relacionadas ao comércio e está alinhada a outros organismos municipais para o trabalho de combate à proliferação, tanto do Coronavírus, quanto da dengue.
Barreira sanitária
Uma das ações nas entradas do município está relacionada a uma “barreira sanitária”. Forças policiais, poder pública e entidades farão a verificação, fiscalização e instrução das pessoas que adentrarem e saírem do município.
Conforme a Acisa e demais órgãos, esta é mais uma tentativa de evitar a proliferação do vírus causador da Covid-19.
Acisa adia Expo Santa Helena e outros eventos por tempo indeterminado
A Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena – Acisa, emitiu nesta sexta-feira (20), comunicado informando sobre o adiamento, por tempo indeterminado, de todos os cursos, treinamentos e eventos programados para os próximos meses, inclusive a Expo Santa Helena e a Campanha Comprar aqui dá Sorte.
Conforme a diretoria da Acisa, esta é uma medida tomada em observação ao decreto 138/2020, de 20 de março de 2020, expedido pela Administração Municipal de Santa Helena, e que declara situação de emergência no município devido a pandemia de Coronavírus.
A diretoria ressalta que a suspensão visa a obtenção de um tempo maior para a tomada de decisão em observação ao a eficácia de combate à Covid-19, e a manutenção, ou suspensão das medidas protetivas por parte das autoridades competentes.
A Acisa também suspendeu os serviços e atendimento direto ao público e manteve contatos em formato home office, ou seja, a partir de casa. Os telefones disponíveis são: (45) 98418-6355, com Dayane Passos; (45) 98809-2593, com Bianca Kerber; (45) 98407-6356, com Paula Schimmelfennig.
Associação Comercial de Santa Helena suspende atendimento presencial ao público
Obedecendo ao decreto municipal 138/2020, como forma de colaborar com o combate ao coronavírus e preservar a saúde de seus colaboradores e familiares, a Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), suspendeu os serviços e atendimento direto ao público. Neste período haverá suporte por meio de contato telefônico com os colaboradores.
Os telefones disponíveis, em horário comercial, são: (45) 98418-6355, com Dayane Passos; (45) 98809-2593, com Bianca Kerber; (45) 98407-6356, com Paula Schimmelfennig.
Todos os serviços presenciais ao público estão suspensos, segundo da secretária executiva, Dayane Passos, “caso de aluguel de salas, consultas ao SPC, cursos, treinamentos, palestras, tratativas com expositores para Expo Santa Helena e outros”. “A Acisa atua ativamente para dar suporte necessário e amenizar os prejuízos aos empresários em decorrência das ações necessárias de combate à proliferação do coronavírus”, ressalta
O atendimento em formato de home-office, ou seja, feito a partir de casa, como adotado pela Acisa, é uma metodologia que está sendo adotada por diversas empresas para manter parte dos trabalhos.
Santa Helena inicia processo de flexibilização para o comércio e indústria
Um comitê formado dentro da Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), para tratar das questões relacionadas ao enfrentamento ao coronavírus, se reuniu nesta quinta-feira (26), com o prefeito de Santa Helena, Evandro Grade, e outros setores da Administração Municipal e o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Vasatta. O objetivo foi discutir, principalmente, as questões relacionadas à flexibilização de atendimento, e outros detalhes.
Conforme alinhado entre o comitê da Acisa e a Administração Municipal, nos próximos dias o Comitê Municipal de Enfrentamento ao coronavírus e o comitê da Acisa, se reunirão para definir questões que envolvam a flexibilização das atividades comerciais e industriais.
Modelos e sugestões serão apresentadas para, a partir disso serem tomadas as atitudes pertinentes.
A principal consequência do fechamento do comércio está relacionada à falta de receita que, em determinados segmentos pode significar dificuldade, ou, impossibilidade de arcar com os principais compromissos, incluindo pagamento de salários dos colaboradores, de dívidas com fornecedores, financiamentos e demais situações, conforme os próprios empresários. “Precisamos proteger colaboradores, idosos, crianças e demais pessoas e também estamos preocupados com as empresas do município”, destaca a presidente da Acisa, Claudete Remor.
Veja a Nota de Esclarecimento.
NOTA DE ESCLARECIMENTO:
Precisamos contribuir no combate ao Coronavirus. A ACISA se preocupa com a saúde e o bem-estar de nossos consumidores, de nossos colaboradores, da classe empresarial e de toda a população. Representamos famílias de Santa Helena que há muitos anos estão desenvolvendo este município e o principal objetivo sempre será valorizar a vida e a saúde. Hoje levamos ao Sr. Prefeito Municipal e ao Presidente da Câmara de Vereadores a preocupação da classe empresarial. Precisamos trabalhar para gerar e manter o emprego e a renda de nossos trabalhadores. Com estes empregos, gerar recursos que vão movimentar o comércio, a indústria e os prestadores de serviço. Com tudo isso gerar as riquezas que o país precisa, movimentando a economia. O empresário é um empreendedor que necessita do trabalho para sobreviver. Nesta reunião, ouvimos os profissionais da área de saúde que são membros do Comitê criado pelo Município para tratar essa questão de emergência e eles nos colocaram que precisamos ganhar tempo para preparar o sistema de saúde. O atual sistema não está preparado para atender um grande volume de emergências num mesmo momento. Essa paralisação está sendo fundamental para que o Município e até mesmo o Estado do Paraná possa se organizar melhor, criando um protocolo especial que atenda de maneira mais eficiente as famílias santahelenenses no combate ao vírus. Amanhã o Município deve editar um novo decreto, compilando num único as regras já vigentes e flexibilizando um pouco o funcionamento de alguns setores essenciais. O momento é de cautela. Se tudo correr bem, nos próximos dias será flexibilizado ainda mais o funcionamento das empresas. Para isso, deverão ser criadas regras e protocolos, até que o risco da epidemia seja vencido. Mas tudo vai depender do avanço do vírus e da avaliação dos resultados das medidas já impostas. Além disso, a ACISA abriu um canal junto à Prefeitura para buscar outras alternativas e soluções de apoio ao empresário local neste momento difícil. Vamos propor medidas que possam amenizar as perdas, permitindo a sobrevivência das empresas e o emprego das pessoas. Também estamos solicitando junto aos canais competentes no âmbito federal e estadual outras formas de auxílio que nos permitam suportar esse momento difícil. Se Deus quiser, com o apoio e união de todos, em breve poderemos voltar às atividades com segurança e tranquilidade e seremos ainda mais fortes. Santa Helena/PR, 26 de março de 2020.
CLAUDETE MARIA REMOR Presidente
Acisa publica nota de esclarecimento sobre funcionamento do comércio de Santa Helena
A Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), emitiu nesta terça-feira (31), uma nota de esclarecimento a respeito das últimas decisões relacionadas ao trabalho de combate ao coronavírus. No comunicado a Acisa esclarece que, respeita as decisões tomadas pelo Poder Executivo e reforça que tem dentre as metas, preservar as vidas e restabelecer a normalidade das empresas do município.
Na Nota de Esclarecimento, a diretoria da Acisa reitera que está fazendo o possível para que as atividades voltem à normalidade, mas observa que é necessário obedecer às normatizações legais.
O documento conclui que, a Acisa passa a respeitar o Decreto Municipal 150/2020 do município de Santa Helena, publicado em 30 de março de 2020.
Nota de Esclarecimento
A Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), esclarece que, respeita as decisões tomadas pelo Poder Executivo e reforça que tem dentre as metas, preservar as vidas e restabelecer a normalidade das empresas do município.
A Acisa também esclarece que está, desde o início, lutando para que o comércio, a indústria e os prestadores de serviços possam retornar, o mais rápido possível, pois acredita que é com trabalho que se geram rendas necessárias para a manutenção dos empregos.
Acisa participa do Comitê da Crise na esperança de que sua contribuição possa ser útil na resolução do problema, mas faz isso de forma democrática e sempre pautada em suas convicções de respeito à verdade e ao bem comum.
Esclarecemos ainda que, a Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena está fazendo o possível para que as atividades voltem à normalidade mas reitera que é necessário obedecer às normatizações legais.
Portanto, a Acisa passa a respeitar o Decreto Municipal 150/2020 do município de Santa Helena, publicado em 30 de março de 2020.