O município de Santa Helena recebeu em maio uma palestra sobre educação financeira, desenvolvida em parceria pelo Banco Central (BC), com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), através do Programa Cidade Empreendeora, com a Sala do Empreendedor e parceiros. O objetivo, segundo o consultor do Sebrae, Adir Mattioni é proporcionar subsídios para melhorar a gestão financeira das famílias e das empresas.
Diversos empresários participaram da palestra em Santa Helena, promovida em alusão à Semana Nacional de Educação Financeira do Banco Central, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos a respeito de finanças pessoais e empresariais. Para Mattioni, se as finanças estiverem bem as pessoas também se sentem melhores.
A gestão feita em casa também é levada para as empresas, uma forma de inter-relacionamento, analisa o consultor, para que, a falta de estudos na escola, por exemplo, é um dos fatores que dificultam a gestão correta do dinheiro.
O palestrante do Banco Central, Antônio José Medina de Lima Junior, ressalta que é possível economizar e buscar o equilíbrio financeiro. A gestão com elaboração do orçamento, e conhecimento do potencial financeiro perfaz a missão de gastar menos do que se ganha. Definir os projetos de vida está entre os segredos, segundo Medina.