Projeto “Empreendedorismo na Escola” avança em Santa Helena com parcerias estratégicas

25 de setembro de 2024

Os diretores da Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa) se reuniram nesta quarta-feira (25), para conhecer detalhes sobre o desenvolvimento do projeto “Empreendedorismo na Escola”, que visa capacitar jovens empreendedores e para o mercado de trabalho. Em fase de expansão, o projeto envolve parcerias entre o Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem), Colégio Humberto de Alencar Castelo Branco, Colégio Estadual do Campo Professora Verônica Zimmermann, Acisa e a cooperativa de crédito Sicredi.

Segundo a gerente do Sicredi de Santa Helena, Lisângela Kuhn, o objetivo central da iniciativa é preparar jovens para atuar no mercado de trabalho e fomentar o empreendedorismo. “Estamos capacitando os alunos e agora, em uma nova etapa, buscamos a integração com os empresários de Santa Helena para que eles recebam esses jovens em seus ambientes de trabalho”, afirmou, destacando a importância do associativismo e da colaboração entre as entidades envolvidas.

O presidente do Cojem, Gilmar Antônio da Silva (Gima), reforçou que o projeto, em seu terceiro ano, está passando por uma reestruturação. Além de capacitar os alunos, a nova fase pretende inserir esses jovens diretamente no mercado de trabalho. “Estamos formatando essa ação em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e Sociedade Filantrópica Semear. Queremos garantir que os alunos, após a capacitação, tenham a oportunidade de vivenciar o mercado de trabalho”, explicou Gima.

A expectativa é que, nos próximos dias, o projeto seja expandido para as empresas de Santa Helena, com a participação de mais colégios, dos distritos, como São Roque e Moreninha, além do Colégio Castelo Branco e o Colégio de Verônica Zimmermann, que já integram a iniciativa.